fazer login

Login usando Facebook

ou complete o formulário abaixo:



GIF - Acervo

Ver mais concursos Compartilhar

GIF - Acervo

O festival da síntese vai ficar mais sintético ainda. A partir de agora, o Festival do Minuto aceita conteúdos no formato gif. Além do envio de vídeos de até um minuto, os realizadores poderão inscrever as suas imagens animadas nos temas do festival. É um formato ainda mais condensado que o vídeo minuto e com grande potencial de compartilhamento.

O gif surge há exatos trinta anos, em 1987, como opção de imagem leve e comprimida que permitia um download mais rápido, se tornando um padrão amplamente aceito em seguida. Porém, foi apenas nos anos noventa que os navegadores passaram a exibir loopings de gif como conhecemos atualmente. Desde então, vem sendo utilizado não só como recurso expressivo na comunicação online, mas também como forma de expressão artística por diversos criadores. Instituições como o Museum of the Moving Image (Nova Iorque) e exposições como o FILE (São Paulo) já incluem obras do formato em seus acervos.

O Minuto incentiva os realizadores a explorarem novas ideias e a criarem com suas próprias referências e ferramentas. Além disso, a mistura e a apropriação de conteúdos de outros autores é bem vinda, desde que sigam os regulamentos de direitos autorais do Festival.

A entrada do Minuto no mundo dos gifs também é marcada com o lançamento de dois temas em parceria com a Spcine. O primeiro, Cinema, propõe a criação de gifs sobre a própria linguagem cinematográfica e suas referências. Já O Que Se Passa No Museu desafia os realizadores a captarem cenas do cotidiano desses espaços culturais.