Rumo aos 35 anos
O Festival do Minuto é o primeiro festival de vídeos de até 60 segundos do mundo! Criado no Brasil, em 1991, foi pioneiro no formato de curtíssima duração e inspirou iniciativas similares em mais de 50 países. Hoje, é um festival permanente, gratuito, online, e aberto a participantes de todas as idades e lugares.
O Festival do Minuto recebe GIFs ou vídeos de até 60 segundos, com temáticas livres ou definidas por concursos. Os participantes se cadastram no site, enviam seus vídeos e podem ter suas obras exibidas, destacadas e/ou premiadas.
Todos os conteúdos inscritos no Festival do Minuto são avaliados pelo comitê de curadores do Festival, em um sistema que destaca os vídeos bem avaliados. A partir da seleção de destaques, a curadoria define quais vídeos receberão a premiação em cada concurso. Os vídeos premiados são anunciados em nossas redes sociais e, posteriormente, recebem o Troféu Minuto.

Destaque

Premiado
Mensalmente, o Festival do Minuto promove quatro concursos: Tema Livre, Animação, Nano Minuto e Vertical. A cada mês, os melhores minutos de cada concurso são premiados, destacados no site e divulgados em nossas redes sociais.
Vídeos de até 60 segundos com tema livre, em qualquer formato ou linguagem.
Vídeos animados com até 60 segundos, em qualquer técnica: digital, quadro a quadro, 2D, 3D, stop motion, etc.
Vídeos com até 10 segundos de duração, podendo explorar qualquer tema ou formato.
Vídeos de até 60 segundos com formato vertical (9:16).
Anualmente, o Festival do Minuto realiza concursos temáticos com duração média de sete meses. As propostas são escolhidas pela curadoria com base em critérios como relevância educacional, experimentação de linguagem audiovisual, questões urgentes da sociedade contemporânea, sustentabilidade, diversidade cultural e acessibilidade. Também são bem-vindas sugestões enviadas pelo público. Ao final de cada período de inscrição, os melhores vídeos são selecionados e premiados pela comissão de curadores do Festival, destacados no site e divulgados em nossas redes sociais.
A Mostra Melhores Minutos é um evento anual, vinculado ao Festival Permanente do Minuto. A cada edição, a Mostra exibe uma seleção dos melhores vídeos premiados entre todos os concursos do ano anterior, produzidos por realizadores profissionais e amadores de diversas regiões do Brasil e do Mundo.
A Mostra é exibida gratuitamente em dezenas de pontos espalhados pelo país, através da Rede de Exibição do Festival do Minuto. Quer exibir a mostra em seu equipamento cultural ou educacional? Inscreva-se na rede de exibição!
Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento para o exercício da síntese, em vídeos com duração máxima de 60 segundos, realizados por amadores e profissionais do audiovisual. É pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.
Completando 35 anos em 2026, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.
Entre 1991 e 2007, eram recebidos cerca de mil vídeos por ano - por correios - provenientes de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras ao redor do país.
Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo para se tornar permanente. Em 2007, tornou-se totalmente online: os realizadores já podiam enviar seus vídeos pela internet e assisti-los em nosso portal. Desde então, o acervo do Festival se expandiu em mais de 500%. Para isso, todos os meses, são lançados diversos temas para que os usuários possam se inspirar na criação de conteúdos.
Além disso, anualmente, é realizada a Mostra Melhores Minutos. Nela, são exibidos os melhores vídeos do ano anterior, em centenas de pontos culturais e educacionais distribuídos pelo Brasil: cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus de imagem e som, entre outros.
Atualmente, possuímos um acervo de mais de 40 mil vídeos, distribuídos em diversas mostras temáticas. Diretores como Anna Muylaert, Carlos Nader, Sara Não tem nome, Tatá Amaral e Beto Brant já passaram pelo Festival.
Em 2016, o Festival lançou uma nova fase, com nova identidade visual, um portal mais moderno e desafios de linguagem. Além disso, adotou a licença Creative Commons como padrão para disponibilizar o acervo e o próprio sistema do site.
O Festival sempre teve um forte vínculo com a educação, já que seu conteúdo é facilmente incorporável em sala de aula. Com o objetivo de ampliar este vínculo, sistematizamos nosso próprio projeto educativo em 2017: o Minuto Escola, um curso online de formação em audiovisual, focado na montagem/edição, voltado a professores da rede pública de ensino. Desde então, formamos mais de 4.000 profissionais de educação de 13 estados da Federação, com certificação em cooperação com secretarias de educação de seus estados ou municípios, além de cooperações com Institutos Federais. Nosso objetivo é transformar educadores em mediadores de conhecimento, através da produção de vídeos pela própria comunidade escolar e da reconfiguração da sala de aula em um espaço de expressão e pluralidade.